Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Engajado no modelo de desenvolvimento sustentável, respondendo às necessidades do presente sem comprometer o atendimento às gerações futuras, o Perini Business Park oferece à comunidade um ambiente harmonioso entre a natureza e o progresso. A preservação das áreas verdes existentes, a recomposição de áreas com novas mudas e o respeito à legislação ambiental fazem parte da cultura do empreendimento.

Dos 2,8 milhões de m² de área total, 600 mil m² são constituídos por Áreas de Preservação Permanente (APP) e vegetação remanescente, onde as plantas e animais silvestres da região podem garantir sua subsistência. Este diferencial oferecido pelo Perini Business Park é imprescindível na busca da sustentabilidade por parte das organizações.

Através da Gestão Ambiental, o empreendimento preza pela responsabilidade na aplicação de práticas e métodos administrativos para reduzir ao máximo os impactos ambientais das atividades econômicas nos recursos da natureza, visando ser referência frente à sociedade. A empresa vai além das obrigatoriedades solicitadas pela legislação e investe continuamente nos programas ambientais com o objetivo de minimizar os possíveis impactos negativos e potencializar os positivos das atividades exercidas pelas empresas sistemistas, bem como pelo parque como um todo.

Com isto, o Perini Business Park desenvolve de maneira efetiva e ampla os programas ambientais em prol da sustentabilidade, aliando-se fortemente à conscientização e ao comprometimento das empresas instaladas no parque, permitindo que o Perini Business Park sustente excelentes resultados na sua Gestão Ambiental.

O Perini Business Park, além do atendimento aos requisitos legais aplicáveis e por ser comprometido com o Meio Ambiente, desde 2013 procura auxiliar as empresas sistemistas no que diz respeito à segregação e destinação correta dos resíduos sólidos gerados no empreendimento através do Programa de Coleta Seletiva, garantindo que cada resíduo tenha o destino adequado, através da reciclagem e das novas tecnologias aplicáveis.

Faz parte da estrutura de todo empreendimento à palavra reciclagem. Reciclar é mais do que encontrar destino certo para os resíduos. É pensar no meio ambiente, no futuro do planeta e usar tecnologia para obter recursos que não tragam danos ao planeta. O programa de Coleta Seletiva atende todas as empresas sistemistas e fomenta o reaproveitamento dos resíduos recicláveis em todo parque. Além de contribuir para a diminuição da exaustão de recursos naturais, o papel socioeconômico exercido por quem recicla é muito importante. Novos produtos, empregos e mais renda familiar são criados por quem reaproveita.

Em 2012, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Efluentes Sanitários (ETE) no parque, fortalecendo ainda mais o compromisso com o desenvolvimento sustentável do empreendimento e da região onde está localizado, objetivando a melhoria contínua na prestação de serviços aos seus clientes e atendendo aos requisitos legais.

Atualmente, o Perini Business Park realiza 100% do tratamento de efluentes sanitários das empresas sistemistas, obtendo resultados de alta eficiência, com a realização de tratamento físico-químico e biológico, bem como com o monitoramento através de análises de ecotoxicidade. Dessa forma, através do tratamento de efluente sanitário, o empreendimento visa contribuir também para melhorar o índice de saneamento básico em Joinville e com a preservação dos mananciais.

Preocupado em contribuir com os aspectos voltados ao licenciamento ambiental, o Perini Business Park realiza sua atividade com responsabilidade e comprometimento ao meio ambiente, sendo que através da Gestão Ambiental visa atender às legislações e normas ambientais vigentes, bem como realizar a assessoria continuada nas empresas sistemistas. Dentre as áreas de monitoramento estão o acompanhamento ambiental da implantação e operação do empreendimento como: monitoramento da qualidade do ar, dos níveis de ruído, do corpo hídrico, do desenvolvimento da vegetação na Área de Preservação Ambiental – APP e vegetação remanescente.

De forma complementar, é realizado o monitoramento ambiental nas empresas sistemistas, visando que todas também atendam aos requisitos ambientais aplicáveis através de auditorias periódicas, vistorias externas, controle das licenças ambientais das empresas (acompanhamento), assessoria ambiental continuada, implantação de projetos ambientais de sensibilização e conscientização, entre outras ações que garantam de forma eficaz, o comprometimento e a conformidade ambiental do empreendimento.

O Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini (NEA) é uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental do Perini Business Park que visa disseminar o conhecimento sobre o Meio Ambiente, proporcionando o contato direto dos visitantes com a natureza e sensibilizando frente ao desenvolvimento sustentável. O NEA também compartilha as boas práticas da Gestão Ambiental aplicadas no empreendimento e estabelece um valioso contato com as escolas, comunidades vizinhas e empresas sistemistas e externas.

O NEA possui uma ampla infraestrutura e conta com um auditório para a realização de palestras, treinamentos e dinâmicas de cunho ambiental, trilhas ecológicas, viveiro de mudas nativas e horta orgânica, trazendo a oportunidade de reflexão sobre as questões ambientais locais e da região e a troca de experiência sobre o Meio Ambiente.

Desde 2012, o Núcleo de Educação Ambiental recebe alunos das escolas da região de Joinville e municípios vizinhos, dando a oportunidade de realizarem visitas monitoradas nas trilhas ecológicas, o que proporciona aos mesmos a continuidade de ensino além da sala de aula, unindo a teoria à prática e possibilitando um envolvimento maior com o meio em que vivem. O mesmo é praticado para a comunidade em geral, empresas e universidades, através de agendamento prévio, com contato via e-mail.

Como parte integrante dos programas realizados pelo NEA, em 2014 foi inaugurado o Programa de Conservação do Bugio-ruivo do Perini Business Park (PCBR), o qual firmou contrato de cooperação técnico-científico com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). O programa compreende diversas metas, que vão desde o estudo da saúde dos mesmos até o conhecimento do seu habitat, visando a conservação da espécie Alouatta clamitans (Bugio-ruivo), que está classificado como vulnerável à extinção e habita às áreas verdes do empreendimento.

MATERIAIS DISPONÍVEIS

Cartilha

Folder 

CONHEÇA NOSSAS TRILHAS ECOLÓGICAS

O Perini Business Park está de portas abertas para receber visitantes nas trilhas interpretativas, especialmente criadas para educação ambiental. Num total de 980 metros, são oferecidas duas opções de trajeto – Trilha do Gato-do-Mato (com 340 m) e do Bacupari (com 920 m) – em meio a uma área total de mais de 34 mil m² de mata nativa, que contempla diversas variações de espécies entre árvores e animais.

A visitação às trilhas é limitada e acompanhada por um guia capacitado e coordenada pela Administração Condominial.

VENHA FAZER UMA VISITA COM SUA TURMA