Perini City Lab: projeto pioneiro transforma parque tecnológico de Joinville em laboratório para smart cities

Lançamento será nesta segunda (22.07), durante o Smart City Business em São Paulo. Iniciativa permite que empresas, startups e pesquisadores usem a área do maior parque industrial da América Latina como área de testes para tecnologias voltadas às cidades.

O principal entrave para empresas e startups testarem na prática inovações e tecnologias desenvolvidas para smart cities é justamente o “campo de jogo”, ou melhor, a própria cidade. A dificuldade burocrática para conseguir que o poder público libere espaços abertos de teste para carros autônomos ou drones, por exemplo, é não somente um desafio para desenvolvedores e pesquisadores como também impede a adoção dessas tecnologias, que poderiam resolver uma série de problemas urbanos.

Nesta segunda-feira (22.07), será lançado durante o Smart City Business, em São Paulo, o Perini City Lab, projeto pioneiro no país que vai transformar o parque industrial e tecnológico de Joinville em uma cidade aberta a testes de todas as tecnologias para smart cities. O Perini Business Park conta com uma área total de 2,8 milhões de m², 15 quilômetros de ruas internas pavimentadas, circulação diária de mais de 8 mil pessoas e 3 mil veículos, além de um sistema próprio de iluminação pública, segurança e atendimento médico, o que permite simular diversas situações com utilização de novas tecnologias.

“Nosso posicionamento é oferecer uma estrutura privada com jeito de cidade para que empresas, startups e pesquisadores testem suas inovações em condições que não teriam naturalmente em função das limitações legais no ambiente público”, explica o Diretor Executivo do Ágora Tech Park, Jean Vogel. “Mesmo grandes corporações globais que já atuam com soluções para smart cities não têm um espaço próprio para testes, e isso nos dá um horizonte de oportunidades e parcerias com empresas de todo o mundo”, reforça.

Leia esta matéria do Portal SC Inova na íntegra em: 
https://scinova.com.br/perini-city-lab-projeto-pioneiro-transforma-parque-tecnologico-de-joinville-em-laboratorio-para-smart-cities/


Acompanhe mais nos links abaixo:

https://overbr.com.br/empreendedorismo/organizacoes-do-reino-unido-e-empresas-brasileiras-assinarao-termos-de-cooperacao

https://ocp.news/economia/perini-business-park-lanca-perini-city-lab-nesta-terca-feira

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Envie para um amigo

Deixe um comentário: