Wetzel cresce no mercado de iluminação industrial a led e faz parcerias com Perini City Lab

A Wetzel, tradicional indústria catarinense – e uma das maiores locatárias do Perini Business Park – está ampliando sua presença no mercado nacional de iluminação industrial a LED. Este resultado é fruto de um conjunto de investimentos que vem sendo realizados desde 2014, quando a Wetzel lançou os primeiros produtos de sua linha de iluminação industrial, cuja tecnologia foi totalmente desenvolvida por profissionais que atuam nas instalações da Wetzel localizadas no Perini.

As luminárias LED mudaram o paradigma de comercialização dos produtos para iluminação. Se antes o cliente comprava um invólucro da Wetzel e uma lâmpada de outro fabricante, com a tecnologia LED tudo passou a ser vendido como um único produto. Diante desta realidade, a empresa decidiu inovar para oferecer a solução completa, o que significa desenvolver projetos customizados de acordo com as necessidades luminotécnicas do cliente, fabricar os produtos, realizar testes e análises.

“Somos o fabricante de iluminação a LED com o maior índice de nacionalização”, comemora o presidente, André Wetzel. Segundo ele, este diferencial tem levado a empresa a conquistar a preferência do mercado industrial, por proporcionar maior segurança em relação à manutenção, reposição de itens e futuras expansões. “A Wetzel tem um compromisso com a continuidade das linhas que produz”, complementa o presidente.

No Perini Business Park, a Wetzel forneceu os itens para a iluminação da entrada do parque, do restaurante Casa Suíça e de algumas plantas industriais, como a Cisa. A empresa também está desenvolvendo uma parceria com o Perini CityLab para iluminação inteligente focada em soluções para Smart Cities.

Atualmente, mais de 10% dos profissionais da área de eletrotécnica da Wetzel está ligado ao P&D de novas tecnologias de iluminação. A empresa, que há anos desenvolve parcerias com a UFSC em Florianópolis para o desenvolvimento de produtos, ampliou este convênio abrangendo cursos de Engenharia Elétrica e Automação Industrial que funcionam no Perini.

A linha de Luminárias LED é responsável por algumas das 18 patentes ativas da Wetzel. Um dos destaques é o WELED, sistema com exclusivo autogerenciamento para iluminação de emergência; outro produto que se diferencia neste segmento de mercado é o WYPL, recentemente premiado pela ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação). De acordo com uma das mais respeitadas publicações especializadas do segmento, a Revista Eletricidade Moderna, a Wetzel também é top of mind no fornecimento de produtos para atmosferas explosivas, entre outros.

“A participação da linha de luminárias LED vem crescendo cerca de 100% ao ano desde seu lançamento e deve representar cerca de 50% do faturamento da Wetzel Eletrotécnica dentro de dois anos”, destaca André, informando que a Wetzel conta com mais de 650 opções neste segmento. Um dos referenciais da qualidade diferenciada dos produtos, segundo ele, é o fato de a Lactec, órgão certificador de luminárias LED para muitos fabricantes do país – inclusive multinacionais que atuam no setor – escolher os produtos da Wetzel para iluminar as instalações de seus laboratórios, cujas salas têm 22 metros de altura.

Sobre o LED

Na última década, a iluminação a LED tem conquistado maior participação de mercado por ser uma alternativa com diversos benefícios: não emitem raios ultravioletas, prejudiciais à saúde; não transmitem calor para o ambiente; têm confecção e descarte ecologicamente corretos; proporcionam maior quantidade de luz com menos consumo de energia, são resistentes a ambientes hostis, com vibrações e impactos e têm vida útil prolongada. Uma luminária LED conta com pelo menos 50 mil horas de vida útil; com uma manutenção para substituir o driver depois deste período este número pode ser ampliado.

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on email
Envie para um amigo

Deixe um comentário: